Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 , publicado originalmente no Japão como Dragon Ball Z: Sparking! METEOR (ド ラ ゴ ン ボ ー ルZSparking!METEORO, Doragon Bōru Zetto Supākingu! Meteo) No Japão, é a terceira parcela do Budokai Tenkaichi série . Como seu antecessor , apesar de ser liberado sob a Dragon Ball Z rótulo, Budokai Tenkaichi 3 essencialmente toca em todas as parcelas da série do Dragon Ball franquia , com inúmeros personagens e fases estabelecidas em Dragon Ball , Dragon Ball Z , Dragon Ball GT e inúmeras adaptações para o cinema de Z . O jogo também apresenta um dos personagens originais de Akira Toriyama , relacionado a Dragon Ball através de crossovers, Arale Norimakido Dr. Slump .
Jogabilidade
Outros recursos do jogo incluem mais ataques combo ou combos específicos de personagens, os Blast Combos e o Z Burst Dash . Os ataques combinados adicionais serão capazes de ajudar a encadear mais ataques para mais danos e combos mais longos. Os Blast Combos são combos normais usados no jogo, no entanto, ao inserir o outro botão no ataque, você poderá usar um ataque de explosão para dano extra. Dependendo dos movimentos do personagem, você pode não ser capaz de usar esse talento, como Videl ou Hercule . O Z Burst Dash é uma versão muito mais rápida e evasiva do Dragon Dash . Ele permite que o usuário fique atrás do oponente em alta velocidade para um ataque ou para evitar uma explosão 2ataque. A desvantagem dessa técnica é que ela drena rapidamente a energia do usuário, a menos que esteja equipado com certos itens Z. Outra novidade na franquia é o "Armor Break", onde você pode destruir as roupas e armaduras de seus oponentes usando Energy Clash e Ultimate Blast .
Novas mecânicas
Vários novos recursos foram adicionados ao Budokai Tenkaichi 3 . Esses incluem:
- Sonic Sway - Esta técnica permite que o jogador evite os ataques do oponente. Uma vez que leva mais tempo para o atacante voltar à sua posição de combate do que para o jogador se esquivar dos ataques, o atacante fica com uma defesa aberta. Aquele que está fugindo pode então contra-atacar rapidamente seu oponente. No entanto, esse recurso se aplica apenas aos ataques corpo a corpo básicos fracos, o usuário ainda será atingido se tentar usar Sonic Sway em um ataque Rush ou Smash.
- Rush Ki Wave - Um novo finalizador de combo exclusivo para alguns personagens que permite que eles mandem seu oponente voando para longe com um feixe carregado de uma mão.
- Z-Counter - A habilidade de bloquear e contra-atacar movendo-se rapidamente atrás do inimigo . Esta é uma técnica vista muitas vezes na série.
- Z Burst Dash - Uma versão aprimorada do ataque de dash dos jogos anteriores, esta técnica permite aos jogadores ziguezaguear atrás do oponente enquanto se movem em alta velocidade.
- A adição de um novo sistema de dia e noite permite que certos personagens usem o poder da lua para se transformar em um Grande Macaco.
- Com a adição do modo Battle Replay, os jogadores agora podem capturar até sete de suas lutas favoritas e assisti-las novamente mais tarde. Existem também vários ângulos de câmera que podem ser usados para trocar visões da batalha: atrás do ombro do jogador ou atrás do ombro do oponente. As barras na parte superior também podem ser removidas para melhor visualização.
- A adição da desintegração do personagem de certos Ataques Finais, como Fogos de Artifício Sujos ou Ataque de Espada Brilhante , dependendo de quanta saúde o oponente tem.
- A versão Wii não faz uso da barra de sensores do Wii. O jogo, em vez disso, usa o acelerômetro do Wii Remote, que fornece animações que demonstram como executar técnicas (assim como os jogos anteriores fornecem as combinações de botões necessárias para executar uma técnica). [2]
- O modo de história do jogo, chamado Dragon History, foi completamente alterado em relação às edições anteriores. Algumas cenas acontecem no meio de uma batalha, interrompendo a luta por um breve período enquanto os dois personagens conversam, enquanto outras acontecem durante a batalha. Durante as cenas do jogo, o diálogo aparece na parte inferior da tela enquanto o jogador luta, e o que cada personagem diz depende de como a partida está indo. O jogador também pode dar KOs de um golpe no modo história, dando o golpe usado para matar seu oponente no material de origem. O modo de história também é significativamente mais curto do que as parcelas anteriores (batalhas perdidas como Piccolo vs. Cell e Gohan vs. Super Buu).
- Um novo sistema Z-Point substitui o sistema de nivelamento de Budokai Tenkaichi 2 . Quanto mais Z-Points um personagem tiver, mais Z-Items podem ser equipados.
- A porta Wii do Budokai Tenkaichi 3 pode ser jogada usando várias configurações de controle diferentes, e não está restrita apenas ao Wii Remote e Nunchuk do console. Em vez disso, o jogador pode escolher usar o Classic Controller ou o GameCube controller também. A configuração do Classic Controller foi melhor recebida pelos críticos, que citam o Wii Remote como um método divertido de jogo para jogadores casuais, mas que nem sempre mantém a capacidade de resposta para um gameplay hardcore.
Modos de jogo
- História do Dragão
- Saiyan Saga
- Frieza Saga
- Android Saga
- Majin Buu Saga
- Saga especial (filmes)
- Dragon Ball GT Saga
- Dragon Ball Saga
- What If Saga
- Ultimate Battle
- Sim Dragon
- Missão 100
- Sobrevivência
- Disc Fusion (exclusivamente na versão PlayStation 2)
- Dragon World Tour
- Torneio mundial
- Grande torneio mundial de artes marciais
- Jogos de celular
- Torneio do Outro Mundo
- Jogo Yamcha - Neste modo, o personagem, a personalização e a cor serão escolhidos aleatoriamente. A luta final é contra Yamcha. Completar este modo na dificuldade Nível 2 desbloqueará o estágio Deserto Noturno para a batalha em outros modos do jogo. O personagem jogável Fasha é desbloqueado após completar este modo na dificuldade Nível 3.
- Duelo
- Batalha Única
- Batalha em equipe
- Batalha DP
- Opções de batalha
- Dragon Net Battle (exclusivamente na versão Wii)
- Batalha Personalizada
- Batalha Normal
- Batalha de amigos
- Batalha de classificação
- Ver classificação
- Registro de Batalha
- Evolução Z
- Personalização de Personagem
- Loja de Itens
- Troca de Itens
- Item da lista
- Explicação do Evolution Z
- Ultimate Training
- Treinamento
- Treinamento de batalha
- Centro de dados
- Tela de entrada de senha
- Catálogo de lutadores
- Replay
- Referência de personagem
- Opções
- Shenron
Personagens jogáveis
Personagens recorrentes
Nome | Transformações jogáveis | Novas Transformações | Disponível no início |
---|---|---|---|
Android # 13 |
| sim | |
Android # 16 | sim | ||
Android # 17 | sim | ||
Android # 18 | sim | ||
Android # 19 | sim | ||
Android # 20 | sim | ||
Appule | sim | ||
Baby Vegeta |
| sim | |
Bardock |
| sim | |
Bojack |
| sim | |
Broly |
| sim | |
Burter | sim | ||
Capitão Ginyu | sim | ||
Célula |
| sim | |
Cell Jr. | sim | ||
Chiaotzu | sim | ||
Resfriador |
| sim | |
Cui | sim | ||
Dabura | sim | ||
Dodoria | sim | ||
Freeza |
| sim | |
Soldado Frieza | sim | ||
Alho Jr |
| sim | |
Gogeta |
| Não | |
Gogeta (GT) |
| Não | |
arroz |
| sim | |
Goku (fim) |
| sim | |
Goku (GT) |
|
| Não |
Goten |
| sim | |
Gotenks |
| Não | |
Vovô gohan | sim | ||
Guldo | sim | ||
Hercule | sim | ||
Hirudegarn | sim | ||
Janemba |
| sim | |
Jeice | sim | ||
Kid Buu | sim | ||
Kid Gohan | sim | ||
Kid Goku |
| sim | |
Calções de criança |
| sim | |
King Piccolo | Não | ||
Kuririn | sim | ||
Majin Buu | sim | ||
Majin Buu (Pure Evil) | sim | ||
Majin Vegeta |
| sim | |
Mestre Roshi |
| sim | |
Mecha-Frieza | sim | ||
Mercenary Tao | sim | ||
Meta-Cooler | sim | ||
Nappa |
| sim | |
Frigideira | sim | ||
Piccolo (fim) | sim | ||
Pikkon | sim | ||
Máquina Pilaf |
| Não | |
Raditz |
| sim | |
Recoome | sim | ||
Saibaman | sim | ||
Salza | sim | ||
Lesma |
| sim | |
Super 17 | sim | ||
Super Buu |
| sim | |
Supreme Kai |
| sim | |
Syn Shenron |
| sim | |
Tapion | sim | ||
Gohan adolescente |
| sim | |
Tien | sim | ||
Troncos (Espada) |
| sim | |
Roupa de baixo |
| sim | |
Turles |
| sim | |
Ultimate Gohan | sim | ||
Uub |
| sim | |
Vegeta |
| sim | |
Vegeta (segunda forma) |
| sim | |
Vegeta (GT) |
| Não | |
Vegeta (Scouter) |
| sim | |
Vegito |
| Não | |
Videl |
| sim | |
Yajirobe | sim | ||
Yamcha | sim | ||
Zangya | sim | ||
Zarbon |
| sim |
Novos personagens
Nome | Transformações | Disponível no início |
---|---|---|
Android # 8 | Não | |
Arale | Não | |
Babidi | Não | |
Homem mau | Não | |
Dr. Wheelo | Não | |
Fasha |
| Não |
Gohan Futuro |
| Não |
Azul Geral | Não | |
Goku (cedo) | sim | |
Goku (GT) |
| Não |
Goku (médio) |
| sim |
Kid Chi-Chi | Não | |
King Cold | Não | |
Rei Vegeta |
| Não |
Unha | Não | |
Nam | Não | |
Nuova Shenron | Não | |
Piccolo (cedo) | sim | |
Spopovich | Não | |
Pandeiro | Não |
Estágios de batalha
- Planeta (Noite / Noite)
- Espaço sideral
- Etapa do torneio mundial (meio-dia / noite)
- Área rochosa (meio-dia / tarde / noite)
- Wasteland (meio-dia / tarde / noite)
- Ruínas da cidade (meio-dia / tarde / noite)
- Estrada da montanha (meio-dia / noite)
- Ilhas
- Geleira
- Cell Games Arena (meio-dia / noite)
- Deserto (meio-dia / tarde / noite)
- Castelo do Rei
- Torre muscular
- casa Kame
- Penguin Village
- Monte Paozu
- Terra Arruinada
- Morrendo Namek
- Planeta Namek
- Inferno
- Mundo Supreme Kai
- Câmara de tempo hiperbólica
- Mirante Kami
Recepção
Publicação | Pontuação | |
---|---|---|
Versão PS2 | ||
IGN | 8,0 de 10 | |
Zona de jogos | 7,8 de 10 | |
Versão Wii | ||
IGN | 8,0 de 10 | |
Trailers de jogos | 7,6 de 10 | |
Resenha compilações (versão PS2) | ||
Classificação de jogos | 73,8% (com base em 25 avaliações) | |
Metacrítico | 73% (com base em 24 avaliações) | |
Resenha compilações (versão Wii) | ||
Classificação de jogos | 73,5% (com base em 29 avaliações) | |
Metacrítico | 72% (com base em 27 avaliações) |
O Budokai Tenkaichi 3 recebeu críticas "médias" em ambas as plataformas, de acordo com o Metacritic. O porte do jogo para PlayStation 2 recebeu 32 de 40 da revista de jogos Famitsu , enquanto deu à versão Wii uma pontuação de 33 de 40. [3]
IGN concedeu a ambas as versões do jogo uma nota 8 de 10, suas únicas reclamações sendo o modo de história comparativamente desanimador (em comparação com Budokai Tenkaichi 2 ), função de fusão de disco enigmática e o lag experimentado ao jogar online através da conexão Wi-Fi do Wii.
No Japão, o jogo vendeu 282.000 cópias no PS2 e 90.000 cópias no Wii até o final de 2007. [4] O jogo vendeu 1,04 milhão de cópias em todo o mundo no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2008. [5]
Curiosidades
- Se Piccolo entrar em um torneio, seu nome de tela será MaJunior, como era originalmente na série. De forma semelhante, o nome de tela será Shin se alguém entrar no torneio como Supreme Kai.
- Se alguém esperar um pouco na tela do menu do modo história, vários personagens irão ocasionalmente aparecer e se envolver em uma conversa com Goku , como Piccolo, Vegeta e Kuririn .
- Quando Super Saiyan 4 Goku se levantar contra Baby Vegeta no modo história, ele soará como Kid Goku (GT).
- Se você esperar um pouco no modo de duelo, Nappa perguntará a Vegeta: "Ei uh ... Acha que se eu fosse um Super Saiyan, meu cavanhaque cresceria?"
- Personagens Saiyan que podem se tornar Grandes Macacos ao criar uma Power Ball o fazem mesmo em fases com lua cheia .
- Bardock é um dos personagens que tem que usar a lua cheia para se transformar em um Grande Macaco, o que vai contra a dublagem Ocean de DBZ em que Vegeta diz que Bardock inventou a técnica Power Ball; este foi, no entanto, um grande erro de dublagem que há muito foi abandonado.
- O segundo e terceiro trajes de Vegeta (Scouter) não têm cauda , mas ele ainda pode se transformar em um Grande Macaco.
- O Grande Macaco Vegeta usa a voz de sua forma básica ao perder um Conflito de Energia , entrando em Força MÁXIMA, disparando uma rajada de ki totalmente carregada ou usando um movimento rápido.
- Como no Budokai Tenkaichi 1 e 2 , Cell em qualquer forma usa seus sons de dor de "forma imperfeita" quando atingido. Isso se deve ao fato da versão japonesa ter uma voz única e consistente para Cell, não deixando espaço para adicionar slots de voz extras para suas diferentes formas.
- Se alguém disparar o disco Destructo do Android 18 em Kuririn e usar o seu assim que os discos de 18 estiverem prestes a fazer contato, Kuririn invocará discos rosa em vez dos amarelos.
- O perfil de Goku diz que ele lutou com Pikkon em sua transformação Super Saiyan 2 , o que não parecia ser o caso no anime. Embora eles possam ter lutado com Goku desta forma durante os 7 anos entre a Saga Cell e Buu Saga, fora das câmeras.
- Na Saga Majin Buu , a Batalha Destinada: Goku vs. Vegeta, a descrição diz "puroposamente" em vez de "propositalmente", mesmo quando a voz diz "propositalmente" corretamente.
- A introdução do personagem de Majin Buu diz "Em Dragon Ball GT, Buu luta contra" e termina aí, deixando essa informação faltando.
- Gotenks ocasionalmente diz "Peanut Butter Jelly Time" quando muda para uma batalha em equipe, como no famoso meme da internet.
- A introdução do personagem Gogeta (Super Saiyan 4) diz "Ele é um guerreiro sem igual, e demonstra isso realizando seu movimento final, o" Big Bang Kamehameha ", repetindo o" isto executando ".
- Quando na seleção de personagem, Vegito é escrito com um "I", mas nas opções de transformação para Vegeta (Segunda Forma) e Goku (Fim), é escrito "Vegeto".
- Às vezes, quando Shenron ou Ultimate Shenron está prestes a conceder um desejo, ele dirá "Esse é um desejo que não posso conceder." No entanto, ele ainda concede.
- Na versão Wii do jogo, Giru é conhecido como Gill e Giru.
- Quando Goku (GT) usa o Solar Flare , ele diz como é dito em japonês: " Taiyoken ".
- Quando Goku (GT) usa o Spirit Bomb , é erroneamente chamado Spirit Ball, possivelmente mal traduzido devido ao seu nome original em japonês, Genkidama , cuja tradução é o último.
- Quando Baby Vegeta usa o Flash Final , ele grita " Big Bang Attack ", assim como faz no anime.
- Nuova Shenron é escrito de duas maneiras. Na seleção de personagens está escrito Nuova Shenron, mas na saga GT, as legendas de Goku dizem Nova Shenron.
- Quando GT Kid Goku vira Super Saiyan 4 contra Nuova Shenron no Modo História, Goku usará sua voz infantil na cutscene do jogo.
- Na história do dragão, durante a luta com Nam, o Sr. Satan é mostrado nos sinais e dirigíveis, embora ele ainda não fosse o campeão.
- No comentário de Chi-Chi sobre personagens, ela diz sobre o vovô Gohan que gostaria de tê-lo conhecido. No entanto, ela realmente o conheceu nos últimos episódios de Dragon Ball . O jogo pode estar desconsiderando isso, pois era apenas um preenchimento de anime .
- O movimento de Frieza " Imprisonment Ball " é erroneamente chamado de "I Might Die This Time". Este erro é corrigido em jogos posteriores .
- A 2ª "cor" de Super Saiyan 4 Gogeta torna seu cabelo prateado, que é semelhante ao Super Saiyan 5. Esta cor também é uma opção para SS4 Gogeta em Dragon Ball Z: Ultimate Tenkaichi .
- Sempre que um grande macaco joga uma pedra, é soletrado "Gigant" em vez de "Gigantic".
- Quando Goku (Médio) usa o 20x Kaio-ken Kamehameha, o nome da técnica aparece escrito "20x Kaiken Kamehameha" na tela.
- No cenário do Modo História "Ultimate Super Gogeta", o diálogo do evento de Omega Shenron é inicialmente falado sem os efeitos normalmente colocados na voz de Christopher Sabat . A voz correta é usada, entretanto, quando ele diz "Quem está aí? Quem é você?" a Gogeta durante a cena do evento de fusão e permanecem aplicados a ela.
- No cenário "Ultimate Super Gogeta", "Saiyan" é escrito como "Siayan" nas legendas sempre que Super Saiyan 4 Vegeta usa um Blast 2 ou um Ultimate Blast e diz "Você consegue lidar com isso, um Super Siayan 4?"
- No cenário "Ultimate Super Gogeta", Pan dirá que Goku e Vegeta fizeram Fusion, antes mesmo que o prompt para fundir apareça.
- Na tradução italiana do jogo, durante a introdução de "Dragon Fist Explosion! Se Goku não o fizer, quem o fará?", O jogo afirma que "Goku explode com um novo ataque especial para parar Majin Buu" quando deveria dizer Hirudegarn.
- As linhas do Super Saiyan Goku são reutilizadas em sua forma Super Saiyan 3 por um motivo desconhecido.
- Se Zangya vencer Kuririn, Mestre Roshi, Nam ou General Blue, ela diz: "Você não gostaria que sua namorada fosse durona como eu? Não é?" baseado na música de Tori Alamaze e gravada pelas Pussycat Dolls.
- Este jogo marca a estreia de Brina Palencia como Chiaotzu, embora os clipes de voz de Monika Antonelli sejam mantidos na jogabilidade e, consequentemente, sejam creditados em vez de Palencia em alguns lugares.
- Existem vários erros de crédito para o elenco de voz em inglês nos créditos finais do jogo:
- Os papéis de Chris Patton e Jason Liebrecht de Turles e Tapion são trocados.
- Hirudegarn também é erroneamente creditado a Liebrecht.
- Christopher Sabat é creditado por Syn Shenron.
- Kyle Hebert é creditado por Appule. Esse erro também está presente na seção Referência de caracteres, embora não no livreto de instruções.
- Tal como acontece com a Biblioteca do Dragão de Budokai Tenkaichi 2 , a seção de Referência de Personagem afirma erroneamente que Josh Martin fez a voz de Super Buu e Justin Cook fez a voz de Majin Buu (Pure Evil).
- Ao jogar como Goku (Meio) ou usando o traje alternativo de "armadura de câmara do tempo" de Goku (Fim), a forma Super Saiyan de Goku usará o mesmo penteado minimamente detalhado de sua primeira aparição no anime.
- A biografia do Grande Macaco de King Vegeta afirma que ele nunca se transformou naquele estado e é um videogame exclusivo, apesar de ele ter aparecido dessa forma no episódio de Dragon Ball GT, " The Attack on Vegeta ", embora sem armadura.
Galeria
Scans
Capturas de tela
Personagens
Veja também
- Lista de itens em Budokai Tenkaichi 3
- Lista de personagens jogáveis na série Budokai Tenkaichi
- Lista de etapas em Budokai Tenkaichi 3
Referências
- ↑ Dragon Ball Z exclusivo : Entrevista em Budokai Tenkaichi 3 por Ray Detwiler . Wii-volution (27 de agosto de 2007).
- ↑ Entrevista para Tenkaichi 3 da GameSpot na E3 . gamespot .
- ↑ Site da Magic Box
- ↑ Vendas de videogame Famitsu 2007
- ↑ http://www.animenewsnetwork.com/news/2008-05-10/namco-bandai-holdings-releases-2007-08-financials
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