Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 , publicado originalmente no Japão como Dragon Ball Z: Sparking! METEOR (ド ラ ゴ ン ボ ー ルZゼ ッ トSparkingス パ ー キ ン グ!METEOROメ テ オDoragon Bōru Zetto Supākingu! Meteo) No Japão, é a terceira parcela do Budokai Tenkaichi série . Como seu antecessor , apesar de ser liberado sob a Dragon Ball Z rótulo, Budokai Tenkaichi 3 essencialmente toca em todas as parcelas da série do Dragon Ball franquia , com inúmeros personagens e fases estabelecidas em Dragon Ball , Dragon Ball Z , Dragon Ball GT e inúmeras adaptações para o cinema de Z . O jogo também apresenta um dos personagens originais de Akira Toriyama , relacionado a Dragon Ball através de crossovers, Arale Norimakido Dr. Slump .

Jogabilidade

Budokai Tenkaichi 3 apresenta 161 personagens, quase os maiores em qualquer jogo de luta; sendo encimado por Tobal 2 , do qual Akira Toriyama foi designer. Ryo Mito afirmou que o jogo contaria com personagens nunca antes vistos feitos exclusivamente para o jogo, referindo-se às formas dos grandes macacos dos Saiyajins . [1] Gamestop ofereceu uma versão exclusiva com um DVD bônus contendo as 10 principais batalhas da série de televisão, conforme votado pelos fãs na data de lançamento.
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Futuro Gohan vs. Android 17
Vários novos recursos notáveis ​​incluem: Battle Replay, fases noturnas e diurnas, a capacidade online do Wii e Disc Fusion. O Battle Replay permite aos jogadores capturar suas lutas favoritas e salvá-las em um cartão SD para ver mais tarde. Os estágios noturnos e diurnos permitem batalhas mais precisas na história do dragão, bem como a habilidade de se transformar em um grande macaco usando a luaExistem também várias outras diferenças de fuso horário, como amanhecer e tarde. Nem todos os estágios fornecem tempos diferentes. Você também pode alterar a aura de seu personagem. A versão Wii apresenta capacidade multiplayer online, o primeiro jogo da série a ter esse recurso. Os jogadores podem lutar contra qualquer pessoa de todo o mundo com um sistema de classificação que mostra a posição atual do jogador em comparação com qualquer outra pessoa que já jogou online. Como compensação pela falta de online, Spike adicionou um novo sistema "Disc Fusion" à versão do PlayStation 2. Inserindo um Budokai Tenkaichi 1 ou 2O disco durante o jogo desbloqueia Ultimate Battle ou Ultimate Battle Z, modos apresentados nos respectivos jogos necessários para desbloqueá-los. O jogo suporta o modo de exibição 480p apenas para a versão Wii.

Outros recursos do jogo incluem mais ataques combo ou combos específicos de personagens, os Blast Combos e o Z Burst Dash . Os ataques combinados adicionais serão capazes de ajudar a encadear mais ataques para mais danos e combos mais longos. Os Blast Combos são combos normais usados ​​no jogo, no entanto, ao inserir o outro botão no ataque, você poderá usar um ataque de explosão para dano extra. Dependendo dos movimentos do personagem, você pode não ser capaz de usar esse talento, como Videl ou Hercule . O Z Burst Dash é uma versão muito mais rápida e evasiva do Dragon Dash . Ele permite que o usuário fique atrás do oponente em alta velocidade para um ataque ou para evitar uma explosão 2ataque. A desvantagem dessa técnica é que ela drena rapidamente a energia do usuário, a menos que esteja equipado com certos itens Z. Outra novidade na franquia é o "Armor Break", onde você pode destruir as roupas e armaduras de seus oponentes usando Energy Clash e Ultimate Blast .

Novas mecânicas

Vários novos recursos foram adicionados ao Budokai Tenkaichi 3 . Esses incluem:

Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3 -PS2Screenshots17064Sonic Sway 07.jpg
Super Saiyan 2 Goku usa Sonic Sway no Majin Vegeta
  • Sonic Sway - Esta técnica permite que o jogador evite os ataques do oponente. Uma vez que leva mais tempo para o atacante voltar à sua posição de combate do que para o jogador se esquivar dos ataques, o atacante fica com uma defesa aberta. Aquele que está fugindo pode então contra-atacar rapidamente seu oponente. No entanto, esse recurso se aplica apenas aos ataques corpo a corpo básicos fracos, o usuário ainda será atingido se tentar usar Sonic Sway em um ataque Rush ou Smash.
  • Rush Ki Wave - Um novo finalizador de combo exclusivo para alguns personagens que permite que eles mandem seu oponente voando para longe com um feixe carregado de uma mão.
  • Z-Counter - A habilidade de bloquear e contra-atacar movendo-se rapidamente atrás do inimigo . Esta é uma técnica vista muitas vezes na série.
  • Z Burst Dash - Uma versão aprimorada do ataque de dash dos jogos anteriores, esta técnica permite aos jogadores ziguezaguear atrás do oponente enquanto se movem em alta velocidade.
DBZBT3 2.jpg
O novo sistema noturno faz com que Bardock se transforme em um Grande Macaco
  • A adição de um novo sistema de dia e noite permite que certos personagens usem o poder da lua para se transformar em um Grande Macaco.
  • Com a adição do modo Battle Replay, os jogadores agora podem capturar até sete de suas lutas favoritas e assisti-las novamente mais tarde. Existem também vários ângulos de câmera que podem ser usados ​​para trocar visões da batalha: atrás do ombro do jogador ou atrás do ombro do oponente. As barras na parte superior também podem ser removidas para melhor visualização.
  • A adição da desintegração do personagem de certos Ataques Finais, como Fogos de Artifício Sujos ou Ataque de Espada Brilhante , dependendo de quanta saúde o oponente tem.
  • A versão Wii não faz uso da barra de sensores do Wii. O jogo, em vez disso, usa o acelerômetro do Wii Remote, que fornece animações que demonstram como executar técnicas (assim como os jogos anteriores fornecem as combinações de botões necessárias para executar uma técnica). [2]
BT3 Ultimate Battle Replay.png
Um Battle Replay com o HUD mostrado
  • O modo de história do jogo, chamado Dragon History, foi completamente alterado em relação às edições anteriores. Algumas cenas acontecem no meio de uma batalha, interrompendo a luta por um breve período enquanto os dois personagens conversam, enquanto outras acontecem durante a batalha. Durante as cenas do jogo, o diálogo aparece na parte inferior da tela enquanto o jogador luta, e o que cada personagem diz depende de como a partida está indo. O jogador também pode dar KOs de um golpe no modo história, dando o golpe usado para matar seu oponente no material de origem. O modo de história também é significativamente mais curto do que as parcelas anteriores (batalhas perdidas como Piccolo vs. Cell e Gohan vs. Super Buu).
  • Um novo sistema Z-Point substitui o sistema de nivelamento de Budokai Tenkaichi 2 . Quanto mais Z-Points um personagem tiver, mais Z-Items podem ser equipados.
  • A porta Wii do Budokai Tenkaichi 3 pode ser jogada usando várias configurações de controle diferentes, e não está restrita apenas ao Wii Remote e Nunchuk do console. Em vez disso, o jogador pode escolher usar o Classic Controller ou o GameCube controller também. A configuração do Classic Controller foi melhor recebida pelos críticos, que citam o Wii Remote como um método divertido de jogo para jogadores casuais, mas que nem sempre mantém a capacidade de resposta para um gameplay hardcore.

Modos de jogo

  • História do Dragão
    • Saiyan Saga
    • Frieza Saga
    • Android Saga
    • Majin Buu Saga
    • Saga especial (filmes)
    • Dragon Ball GT Saga
    • Dragon Ball Saga
    • What If Saga
  • Ultimate Battle
    • Sim Dragon
    • Missão 100
    • Sobrevivência
    • Disc Fusion (exclusivamente na versão PlayStation 2)
  • Dragon World Tour
    • Torneio mundial
    • Grande torneio mundial de artes marciais
    • Jogos de celular
    • Torneio do Outro Mundo
    • Jogo Yamcha - Neste modo, o personagem, a personalização e a cor serão escolhidos aleatoriamente. A luta final é contra Yamcha. Completar este modo na dificuldade Nível 2 desbloqueará o estágio Deserto Noturno para a batalha em outros modos do jogo. O personagem jogável Fasha é desbloqueado após completar este modo na dificuldade Nível 3.
  • Duelo
    • Batalha Única
    • Batalha em equipe
    • Batalha DP
    • Opções de batalha
  • Dragon Net Battle (exclusivamente na versão Wii)
    • Batalha Personalizada
    • Batalha Normal
    • Batalha de amigos
    • Batalha de classificação
    • Ver classificação
    • Registro de Batalha
  • Evolução Z
    • Personalização de Personagem
    • Loja de Itens
      • Troca de Itens
      • Item da lista
    • Explicação do Evolution Z
  • Ultimate Training
    • Treinamento
    • Treinamento de batalha
  • Centro de dados
    • Tela de entrada de senha
    • Catálogo de lutadores
    • Replay
  • Referência de personagem
  • Opções
  • Shenron

Personagens jogáveis

Personagens recorrentes

NomeTransformações jogáveisNovas TransformaçõesDisponível no início
Android # 13
  • Base
  • Super Android 13
sim
Android # 16sim
Android # 17sim
Android # 18sim
Android # 19sim
Android # 20sim
Appulesim
Baby Vegeta
  • Base
  • Super Baby 1
  • Super Baby 2
  • Golden Great Ape
sim
Bardock
  • Base
  • Grande macaco
sim
Bojack
  • Base
  • Transformado
sim
Broly
  • Base
  • Super Saiyan
  • Super Saiyan lendário
sim
Burtersim
Capitão Ginyusim
Célula
  • Forma imperfeita
  • Forma semiperfeita
  • Forma perfeita
  • Super Perfect Form
sim
Cell Jr.sim
Chiaotzusim
Resfriador
  • Quarta Forma
  • Formulário Final
sim
Cuisim
Daburasim
Dodoriasim
Freeza
  • Primeiro formulário
  • Segunda forma
  • Terceira forma
  • Forma final
  • 100% forma final
sim
Soldado Friezasim
Alho Jr
  • Base
  • Pós-transformação
sim
Gogeta
  • Super Saiyan
Não
Gogeta (GT)
  • Super Saiyan 4
Não
arrozsim
Goku (fim)sim
Goku (GT)
  • Super Saiyan 4
  • Fusão: Super Saiyan 4 Gogeta (c / GT Vegeta)
  • Base
  • Super Saiyan
  • Super Saiyan 3
Não
Goten
  • Base
  • Super Saiyan
  • Fusão:  Gotenks  (com troncos infantis)
  • Fusão: Super Saiyan Gotenks (c / troncos infantis)
  • Fusão: Super Saiyan 3 Gotenks (c / troncos infantis)
sim
Gotenks
  • Base
  • Super Saiyan
  • Super Saiyan 3
Não
Vovô gohansim
Guldosim
Herculesim
Hirudegarnsim
Janemba
  • Base
  • Transformado
sim
Jeicesim
Kid Buusim
Kid Gohansim
Kid Goku
  • Base
  • Grande macaco
sim
Calções de criança
  • Base
  • Super Saiyan
  • Fusão: Gotenks (com Goten)
  • Fusão: Super Saiyan Gotenks (c / Goten)
  • Fusão: Super Saiyan 3 Gotenks (com Goten)
sim
King PiccoloNão
Kuririnsim
Majin Buusim
Majin Buu (Pure Evil)sim
Majin Vegeta
  • Super Saiyan 2
sim
Mestre Roshi
  • Base
  • Poder maximo
sim
Mecha-Friezasim
Mercenary Taosim
Meta-Coolersim
Nappa
  • Base
  • Grande macaco
sim
Frigideirasim
Piccolo (fim)sim
Pikkonsim
Máquina Pilaf
  • Base
  • Máquina Combinada
Não
Raditz
  • Base
  • Grande macaco
sim
Recoomesim
Saibamansim
Salzasim
Lesma
  • Base
  • Forma Gigante
sim
Super 17sim
Super Buu
  • Base
  • Gotenks absorvido
  • Gohan absorvido
sim
Supreme Kai
  • Base
  • Potara: Kibitoshin (com Kibito )
sim
Syn Shenron
  • Base
  • Omega Shenron
sim
Tapionsim
Gohan adolescente
  • Base
  • Super Saiyan
  • Super Saiyan 2
sim
Tiensim
Troncos (Espada)
  • Base
  • Super Saiyan
sim
Roupa de baixo
  • Base
  • Super Saiyan
  • Super Trunks
sim
Turles
  • Base
  • Grande macaco
sim
Ultimate Gohansim
Uub
  • Base
  • Majuub
sim
Vegeta
  • Base
  • Super Saiyan
  • Super Vegeta
sim
Vegeta (segunda forma)
  • Base
  • Super Saiyan
  • Super Saiyan 2
  • Potara: Vegito (com Goku)
  • Potara: Super Vegito (c / Goku)
  • Fusão: Super Gogeta (c / Goku)
sim
Vegeta (GT)
  • Super Saiyan 4
  • Fusão: Super Saiyan 4 Gogeta (c / GT Goku)
Não
Vegeta (Scouter)
  • Base
  • Grande macaco
sim
Vegito
  • Base
  • Super Saiyan
Não
Videl
  • Base
  • Grande Saiyaman 2
sim
Yajirobesim
Yamchasim
Zangyasim
Zarbon
  • Base
  • Monstro
sim

Novos personagens

NomeTransformaçõesDisponível no início
Android # 8Não
AraleNão
BabidiNão
Homem mauNão
Dr. WheeloNão
Fasha
  • Base
  • Grande macaco
Não
Gohan Futuro
  • Base
  • Super Saiyan
Não
Azul GeralNão
Goku (cedo)sim
Goku (GT)
  • Base
  • Super Saiyan
  • Super Saiyan 3
Não
Goku (médio)
  • Base
  • Super Saiyan
sim
Kid Chi-ChiNão
King ColdNão
Rei Vegeta
  • Base
  • Grande macaco
Não
UnhaNão
NamNão
Nuova ShenronNão
Piccolo (cedo)sim
SpopovichNão
PandeiroNão

Estágios de batalha

BT3 Main Menu.png
Menu principal

Recepção

PublicaçãoPontuação
Versão PS2
IGN8,0 de 10
Zona de jogos7,8 de 10
Versão Wii
IGN8,0 de 10
Trailers de jogos7,6 de 10
Resenha compilações (versão PS2)
Classificação de jogos73,8% (com base em 25 avaliações)
Metacrítico73% (com base em 24 avaliações)
Resenha compilações (versão Wii)
Classificação de jogos73,5% (com base em 29 avaliações)
Metacrítico72% (com base em 27 avaliações)

O Budokai Tenkaichi 3 recebeu críticas "médias" em ambas as plataformas, de acordo com o Metacritic. O porte do jogo para PlayStation 2 recebeu 32 de 40 da revista de jogos Famitsu , enquanto deu à versão Wii uma pontuação de 33 de 40. [3]

IGN concedeu a ambas as versões do jogo uma nota 8 de 10, suas únicas reclamações sendo o modo de história comparativamente desanimador (em comparação com Budokai Tenkaichi 2 ), função de fusão de disco enigmática e o lag experimentado ao jogar online através da conexão Wi-Fi do Wii.

No Japão, o jogo vendeu 282.000 cópias no PS2 e 90.000 cópias no Wii até o final de 2007. [4] O jogo vendeu 1,04 milhão de cópias em todo o mundo no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2008. [5]

Curiosidades

  • Se Piccolo entrar em um torneio, seu nome de tela será MaJunior, como era originalmente na série. De forma semelhante, o nome de tela será Shin se alguém entrar no torneio como Supreme Kai.
  • Se alguém esperar um pouco na tela do menu do modo história, vários personagens irão ocasionalmente aparecer e se envolver em uma conversa com Goku , como Piccolo, Vegeta e Kuririn .
  • Quando Super Saiyan 4 Goku se levantar contra Baby Vegeta no modo história, ele soará como Kid Goku (GT).
  • Se você esperar um pouco no modo de duelo, Nappa perguntará a Vegeta: "Ei uh ... Acha que se eu fosse um Super Saiyan, meu cavanhaque cresceria?"
  • Personagens Saiyan que podem se tornar Grandes Macacos ao criar uma Power Ball o fazem mesmo em fases com lua cheia .
    • Bardock é um dos personagens que tem que usar a lua cheia para se transformar em um Grande Macaco, o que vai contra a dublagem Ocean de DBZ em que Vegeta diz que Bardock inventou a técnica Power Ball; este foi, no entanto, um grande erro de dublagem que há muito foi abandonado.
    • O segundo e terceiro trajes de Vegeta (Scouter) não têm cauda , mas ele ainda pode se transformar em um Grande Macaco.
  • O Grande Macaco Vegeta usa a voz de sua forma básica ao perder um Conflito de Energia , entrando em Força MÁXIMA, disparando uma rajada de ki totalmente carregada ou usando um movimento rápido.
  • Como no Budokai Tenkaichi 1 e 2 , Cell em qualquer forma usa seus sons de dor de "forma imperfeita" quando atingido. Isso se deve ao fato da versão japonesa ter uma voz única e consistente para Cell, não deixando espaço para adicionar slots de voz extras para suas diferentes formas.
  • Se alguém disparar o disco Destructo do Android 18 em Kuririn e usar o seu assim que os discos de 18 estiverem prestes a fazer contato, Kuririn invocará discos rosa em vez dos amarelos.
  • O perfil de Goku diz que ele lutou com Pikkon em sua transformação Super Saiyan 2 , o que não parecia ser o caso no anime. Embora eles possam ter lutado com Goku desta forma durante os 7 anos entre a Saga Cell e Buu Saga, fora das câmeras.
  • Na Saga Majin Buu , a Batalha Destinada: Goku vs. Vegeta, a descrição diz "puroposamente" em vez de "propositalmente", mesmo quando a voz diz "propositalmente" corretamente.
  • A introdução do personagem de Majin Buu diz "Em Dragon Ball GT, Buu luta contra" e termina aí, deixando essa informação faltando.
  • Gotenks ocasionalmente diz "Peanut Butter Jelly Time" quando muda para uma batalha em equipe, como no famoso meme da internet.
  • A introdução do personagem Gogeta (Super Saiyan 4) diz "Ele é um guerreiro sem igual, e demonstra isso realizando seu movimento final, o" Big Bang Kamehameha ", repetindo o" isto executando ".
  • Quando na seleção de personagem, Vegito é escrito com um "I", mas nas opções de transformação para Vegeta (Segunda Forma) e Goku (Fim), é escrito "Vegeto".
  • Às vezes, quando Shenron ou Ultimate Shenron está prestes a conceder um desejo, ele dirá "Esse é um desejo que não posso conceder." No entanto, ele ainda concede.
  • Na versão Wii do jogo, Giru é conhecido como Gill e Giru.
  • Quando Goku (GT) usa o Solar Flare , ele diz como é dito em japonês: " Taiyoken ".
  • Quando Goku (GT) usa o Spirit Bomb , é erroneamente chamado Spirit Ball, possivelmente mal traduzido devido ao seu nome original em japonês, Genkidama , cuja tradução é o último.
  • Quando Baby Vegeta usa o Flash Final , ele grita " Big Bang Attack ", assim como faz no anime.
  • Nuova Shenron é escrito de duas maneiras. Na seleção de personagens está escrito Nuova Shenron, mas na saga GT, as legendas de Goku dizem Nova Shenron.
  • Quando GT Kid Goku vira Super Saiyan 4 contra Nuova Shenron no Modo História, Goku usará sua voz infantil na cutscene do jogo.
  • Na história do dragão, durante a luta com Nam, o Sr. Satan é mostrado nos sinais e dirigíveis, embora ele ainda não fosse o campeão.
  • No comentário de Chi-Chi sobre personagens, ela diz sobre o vovô Gohan que gostaria de tê-lo conhecido. No entanto, ela realmente o conheceu nos últimos episódios de Dragon Ball . O jogo pode estar desconsiderando isso, pois era apenas um preenchimento de anime .
  • O movimento de Frieza " Imprisonment Ball " é erroneamente chamado de "I Might Die This Time". Este erro é corrigido em jogos posteriores .
SS4 Gogeta color 2.png
Cor alternativa de Super Saiyan 4 Gogeta
  • A 2ª "cor" de Super Saiyan 4 Gogeta torna seu cabelo prateado, que é semelhante ao Super Saiyan 5. Esta cor também é uma opção para SS4 Gogeta em Dragon Ball Z: Ultimate Tenkaichi .
  • Sempre que um grande macaco joga uma pedra, é soletrado "Gigant" em vez de "Gigantic".
  • Quando Goku (Médio) usa o 20x Kaio-ken Kamehameha, o nome da técnica aparece escrito "20x Kaiken Kamehameha" na tela.
  • No cenário do Modo História "Ultimate Super Gogeta", o diálogo do evento de Omega Shenron é inicialmente falado sem os efeitos normalmente colocados na voz de Christopher Sabat . A voz correta é usada, entretanto, quando ele diz "Quem está aí? Quem é você?" a Gogeta durante a cena do evento de fusão e permanecem aplicados a ela.
  • No cenário "Ultimate Super Gogeta", "Saiyan" é escrito como "Siayan" nas legendas sempre que Super Saiyan 4 Vegeta usa um Blast 2 ou um Ultimate Blast e diz "Você consegue lidar com isso, um Super Siayan 4?"
  • No cenário "Ultimate Super Gogeta", Pan dirá que Goku e Vegeta fizeram Fusion, antes mesmo que o prompt para fundir apareça.
  • Na tradução italiana do jogo, durante a introdução de "Dragon Fist Explosion! Se Goku não o fizer, quem o fará?", O jogo afirma que "Goku explode com um novo ataque especial para parar Majin Buu" quando deveria dizer Hirudegarn.
  • As linhas do Super Saiyan Goku são reutilizadas em sua forma Super Saiyan 3 por um motivo desconhecido.
  • Se Zangya vencer Kuririn, Mestre Roshi, Nam ou General Blue, ela diz: "Você não gostaria que sua namorada fosse durona como eu? Não é?" baseado na música de Tori Alamaze e gravada pelas Pussycat Dolls.
  • Este jogo marca a estreia de Brina Palencia como Chiaotzu, embora os clipes de voz de Monika Antonelli sejam mantidos na jogabilidade e, consequentemente, sejam creditados em vez de Palencia em alguns lugares.
  • Existem vários erros de crédito para o elenco de voz em inglês nos créditos finais do jogo:
    • Os papéis de Chris Patton e Jason Liebrecht de Turles e Tapion são trocados.
    • Hirudegarn também é erroneamente creditado a Liebrecht.
    • Christopher Sabat é creditado por Syn Shenron.
    • Kyle Hebert é creditado por Appule. Esse erro também está presente na seção Referência de caracteres, embora não no livreto de instruções.
  • Tal como acontece com a Biblioteca do Dragão de Budokai Tenkaichi 2 , a seção de Referência de Personagem afirma erroneamente que Josh Martin fez a voz de Super Buu e Justin Cook fez a voz de Majin Buu (Pure Evil).
  • Ao jogar como Goku (Meio) ou usando o traje alternativo de "armadura de câmara do tempo" de Goku (Fim), a forma Super Saiyan de Goku usará o mesmo penteado minimamente detalhado de sua primeira aparição no anime.
  • A biografia do Grande Macaco de King Vegeta afirma que ele nunca se transformou naquele estado e é um videogame exclusivo, apesar de ele ter aparecido dessa forma no episódio de Dragon Ball GT, " The Attack on Vegeta ", embora sem armadura.

Veja também

Referências